
Luis Paiva
Efeito anti-inflamatório das células estaminais do cordão umbilical na psoríase
Andreia Gomes, diretora técnica e de investigação e desenvolvimento e inovação da BebéVida, partilha que, "sendo a psoríase uma doença da pele autoimune e inflamatória, as células estaminais mesenquimais provenientes do tecido do cordão umbilical são uma alternativa terapêutica promissora, uma vez que estas células estaminais apresentam uma forte capacidade de modular o sistema imune e, portanto, exercerem um efeito anti-inflamatório". Leia o artigo de opinião.
Descoberta de investigadores da NOVA Medical School abre novas perspetivas para a prevenção e tratamento de doenças da pele
Uma equipa de investigadores da NOVA Medical School identifica um novo compartimento nos queratinócitos, células da pele, essencial na proteção contra os efeitos prejudiciais da radiação ultravioleta (UV), a que chamaram "melanoquerassoma". Esta descoberta aprofunda o conhecimento sobre os mecanismos de preservação da melanina — o pigmento responsável pela cor da pele — e abre novas perspetivas para a prevenção do cancro de pele e outras doenças relacionadas com a exposição solar.
PSOPortugal assinala Dia Mundial da Psoríase com sessão sobre o impacto da doença na qualidade de vida
A PSOPortugal, Associação Portuguesa da Psoríase, assinala o Dia Mundial da Psoríase, 29 de outubro, com a sessão "Psoríase e acesso ao tratamento: impacto na vida do doente psoriático", pelas 9h30, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República.
Medicamentos para várias doenças autoimunes com regime excecional de comparticipação
Os medicamentos biológicos destinados ao tratamento de doenças autoimunes dermatológicas, reumatológicas e gastroenterológicas vão beneficiar de um único regime excecional de comparticipação, de acordo com uma portaria publicada em Diário da República.
News Farma lança canal de televisão exclusivo para profissionais de saúde
A News Farma, grupo editorial de saúde líder em Portugal, lança a News Farma TV, um canal de televisão exclusivo para profissionais de saúde, com emissão e programação diária.
Vesículas libertadas por células estaminais melhoram despigmentação da pele provocada por vitiligo em modelo animal
Um estudo, recentemente publicado na revista científica Advanced Science, demonstrou que os exossomas de células estaminais mesenquimais do cordão umbilical (UC-MSCs-Exos) podem representar uma solução inovadora para o tratamento do vitiligo, uma doença dermatológica crónica que afeta entre 0,1 % e 2 % da população e tem um impacto significativo na autoestima dos doentes.
ULS Almada-Seixal garante resposta em Dermatologia a utentes do Alentejo
O Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Dermatovenereologia da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) já está a dar resposta aos utentes do Alentejo Central, fruto de um protocolo de colaboração, assinado recentemente entre a ULSAS e a ULS do Alentejo Central (ULSAC), onde está prevista a partilha de recursos na especialidade de Dermatologia, para garantir a continuidade da assistência especializada aos doentes da ULSAC, em consulta externa ou cirurgia, bem como a realização de triagem.
Universidade de Coimbra desenvolve tratamento para rejuvenescer a pele do rosto
Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a LaserLeap Technologies, desenvolveram e testaram um tratamento estético não invasivo, que promete rejuvenescer a pele do rosto sem cirurgias, agulhas ou dor.
Associações portuguesas de psoríase apelam à inclusão da vacina contra a zona no PNV
Especialistas e doentes apelam ao Governo para que inclua a vacina contra a zona (herpes zóster) no Programa Nacional de Vacinação (PNV), sublinhando que cada internamento devido a esta doença custa cerca de três mil euros ao Estado.
Elevados níveis de ácidos gordos saturados associados a psoríase mais severa
Os doentes com psoríase, em especial os que apresentam índice de massa corporal (IMC) elevado, têm baixas concentrações de ácidos gordos polinsaturados e elevadas concentrações de ácidos gordos saturados, que se correlacionam com uma maior severidade da doença, de acordo com estudo publicado deste ano na revista Nutrients.