Atualidade
A prevenção e o diagnóstico precoce são chaves para um melhor prognóstico no melanoma maligno, uma das formas mais letais de cancro cutâneo, cujas novas terapêuticas e novos fármacos foram discutidas num simpósio da Fundação Champalimaud. A coordenadora de Dermatologia, Dr.ª Daniela Cunha, partilha as principais mensagens.
O estudo “Acne incidence in preadolescents and association with increased body mass index: A population-based retrospective cohort study of 643 cases with age- and sex-matched community controls” determina a incidência da acne em pré-adolescentes e a sua associação com o índice de massa corporal.
No âmbito do Dia Mundial da Dermatite Atópica, que se assinalou a 14 de setembro, a Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP) alerta para os impactos invisíveis da doença em crianças e adolescentes, associando-se assim à campanha #IfYouOnlyKnew da GlobalSkin e da European Federation of Allergy, and Airways Diseases Patients’ Associations. A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória da pele que se revela através de manchas descamativas, avermelhadas e que causam muita comichão, e que se reflete na esfera emocional e no bem-estar do doente afetado por esta doença, ao influenciar a sua aparência e ao causar sentimentos de impotência, frustração, baixa autoestima, ansiedade e depressão. A falta de controlo da doença pode determinar a diminuição do rendimento escolar e provocar o isolamento social.
De acordo com um estudo, a maior gravidade da dermatite atópica está correlacionada com uma maior incidência da doença em crianças e adolescentes no Japão.
As alterações na microbiota intestinal dos bebés precederam o desenvolvimento de eczema, de acordo com um estudo publicado. Segundo os investigadores, as intervenções que visam bactérias-chave podem prevenir ou atenuar o eczema posterior.
Os eventos adversos crónicos associados à imunidade parecem ser comuns após o tratamento com terapia adjuvante anti-PD-1 em doentes com melanoma, de acordo com os resultados de um estudo publicado na JAMA Network Open.
Os doentes diagnosticados com melanoma durante a pandemia de COVID-19 em 2020 enfrentaram um maior risco de terem tumores mais espessos, mais avançados e mais ulcerados, embora o impacto na sobrevivência ainda seja desconhecido, de acordo com um estudo.
Doentes com tipos de pele IV a VI na escala de Fitzpatrick com psoríase em placas que foram tratados com creme de dipropionato de calcipotrieno / betametasona 0,005 % / 0,065 % alcançaram taxas de sucesso semelhantes às do resto da população.
De acordo com os dados preliminares da segunda coorte do programa de ensaios clínicos de fase II A do AB-101a para o tratamento da dermatite atópica (DA) apresentados na reunião anual da Society for Pediatric Dermatology, 80 %, 90 % e 44 % dos doentes atingiram, respetivamente, uma melhoria da pontuação do prurido de 4 pontos, EASI 50 e EASI 75.
O Infarmed autorizou o uso do medicamento pembrolizumab no tratamento do cancro de mama triplo negativo metastático, do colorretal metastático, do colo do útero persistente, do esófago metastático, carcinona das células renais em adultos e alguns casos de melanoma.